CÍRCULO CROMÁTICO



Combinar cores é uma das principais preocupações na hora de se montar looks. Além de conhecer as cores que mais nos valorizam (a serem usadas perto do rosto), é importante saber o impacto da combinação das cores, para que consigamos transmitir a mensagem correta por meio dos looks. Uma ferramenta muito útil na hora de analisar as combinações é o círculo cromático!
O círculo cromático é composto pelas cores visíveis a olho nu em forma de um disco.
Existe uma categorização de cores bem fácil de memorizar que podemos aplicar usando o círculo:
-Cores complementares: são cores opostas no círculo cromático. Como avivam uma à outra é bom que sejam usadas em proporções diferentes no look. Um macacão amarelo com um cinto roxo/azul escurão seria um exemplo ideal. Geralmente looks do estilo criativo são formados por cores desta categoria.


-Monocromáticas: são cores com apenas um pigmento. Looks monocromáticos usam uma cor em um mesmo tom ou uma mesma cor em tons diferentes. Looks monocromáticos remetem à elegância. Se seu estilo não for esse, vale quebrar a monotonia apostando em uma bolsa ou um sapato em uma cor que harmonize.


Cores análogas: são as cores vizinhas no círculo cromático, tendo em geral uma delas como predominante. Combinar as cores vizinhas é tão fácil quanto fazer combinações monocromáticas, porém o resultado é mais rico. É bom apenas ter cuidado em não misturar muitas cores e quebrar a harmonia. Três é um bom número.


-Cores triangulares: são as cores equidistantes no círculo, formando um triângulo. As tríades apresentam alto contraste visual e são difíceis de combinar, mas quando combinam o resultado é muito bonito.


0 comments: